Identidade Visual

Selos

 girassóis no campo

Uso de Selos


Os selos são elementos complementares para destacar certificações, campanhas, marcos comemorativos e vínculos regionais, sempre alinhados à identidade da marca. Eles entram como apoio, nunca como protagonistas.

Por isso, o selo precisa reforçar a marca mãe e não competir com ela, então ele pode estar na peça, mas em posição secundária (rodapé, canto oposto ou abaixo do conteúdo principal). 

Em materiais para o público externo, o uso de selos não é recomendado, pois se usados de forma errada podem dificultar o reconhecimento da marca e criar ruído cognitivo.

Importante

Ao produzir selos é importante estar atento às diretrizes da marca e entender se o recurso será relevante ao material construído. A fim de:


●    Otimizar recursos;
●    Manter a consistência da marca;
●    Realizar uma comunicação alinhada.


Assim, a gente garante uma comunicação clara, alinhada e com propósito.

Função e hierarquia do selo

O selo possui uma função simbólica e funcional, atuando como elemento complementar de apoio visual.

Por isso:

  • Não deve se destacar mais que o logotipo do Sicredi.
  • Não pode interferir na integridade do logotipo do Sicredi.
  • Deve ocupar posição secundária, respeitando a hierarquia visual da marca e evitando competição com elementos primários.

Posicionamento e proporção


Distância mínima:
Respeitar a área de reserva (espaço vazio ao redor do logo).

Proporção máxima:
Tamanho do selo não pode ultrapassar a altura máxima do S de Sicredi, ou  70% da altura do logotipo (ex.: logo de 10 cm → selo máximo de 7 cm).
Em caso de selos circulares e quadrados, mantenha a altura máxima de acordo com o elemento cata-vento. 

Aplicação:
Quando usado próximo ao logo, deve sempre vir depois do logo do Sicredi, junto a área de reserva respeitando a hierarquia de leitura. Jamais deve ser posicionado antes ou acima do logo. 

Recomendações de criação

Orientações para o uso de elementos visuais na criação de selos, garantindo leitura, visibilidade e alinhamento com a identidade visual da marca. 

  • Grids construtivos
  • Base geométrica 
  • Cores
  • Tipografia
  • Grids construtivos
  • Base geométrica 
  • Cores
  • Tipografia

Diretrizes para criação e aplicação dos selos.

 tabela com orientações para criação de selos

São formas geométricas que servem de base para criação dos selos.

Circular: Diâmetro mínimo de 4 cm (impresso) / 120px (digital).
Quadrada: Lados iguais.
Retangular: Proporção máxima de 2:1 (ex.: 8cm x 4cm).
 

 imagem das bases geométricas circular, quadrada e retangular

Utilização das cores primárias e secundárias.

 imagem das cores verde sicredi, branco, verde escuro, neutro claro e escuro

Destaque:

Exo 2.0 Bold.


Textos secundários:

Nunito Bold ou Exo 2.0 Regular.

 imagem da tipografia

Aplicações

Para evitar aplicações inadequadas e garantir a consistência da identidade da marca, é essencial seguir as diretrizes estabelecidas no Manual da Marca Sicredi.

Selo circular

 Selo circular
 Selo circular

Exemplos

 imagem com duas mulheres trabalhando
 imagem com duas mulheres trabalhando
 caneca com logo do Sicredi e selo circular
 caderno com selo do sicredi

Selo quadrado

 Selo quadrado
 Selo quadrado

Exemplos

 imagem de colegas sorrindo
 imagem de colegas sorrindo
 imagem de banner em evento
 imagem de duas pessoas com camisetas com logo e selo do Sicredi
 imagem de caneca com logo do Sicredi e selo comemorativo de 50 anos
 imagem de cuia com logo do Sicredi e selo comemorativo de 50 anos

Selo retangular

 Selo retangular
 Selo retangular

Exemplos

 imagem do prédio do Sicredi
 imagem do prédio do Sicredi
 imagem de jornal com anúncio do Sicredi
 caneca com logo do Sicredi e selo retangular sobre certificação

Erros comuns a evitar

Erros comuns a evitar

Hierarquia e posicionamento

Posicionar o selo antes ou acima do logotipo, contrariando a hierarquia visual.
Ignorar a área de reserva do logotipo em aplicações conjuntas.
Cores e elementos visuais
Alterar cores institucionais do selo ou logotipo (ex.: usar roxo em vez de verde Sicredi).
Inserir efeitos visuais indevidos, como sombras, gradientes, contornos ou transparências.
Legibilidade e proporções

Aplicar o selo sobre fundos com baixo contraste.
Redimensionar o selo desproporcionalmente, distorcendo sua forma original.
Ultrapassar proporções máximas.
Tipografia e elementos externos

Usar fontes não autorizadas.
Combinar o selo com elementos gráficos que prejudiquem clareza ou legibilidade.

 
Aplicação em Brindes
 
Em brindes de pequenas dimensões (ex.: canetas, chaveiros, pins), não é recomendada a aplicação de selos, devido à limitação de espaço e comprometimento da legibilidade.
Priorize o uso exclusivo do logotipo Sicredi, garantindo visibilidade e reconhecimento da marca.
Validação das Diretrizes

O selo não deve, em hipótese alguma, sugerir uma nova marca ou submarca.
Ele também não pode ser uma intervenção direta no logo do Sicredi
— ou seja, nada de sobreposições, alterações ou composições que comprometam a integridade da marca.

Anterior

Selos

Próximo

Universo Sonoro